Registre sua marca ou patente para proteger sua criação e o nome da sua empresa. Descubra como funciona o registro de marcas e patentes, e não corra mais riscos. Leia este artigo!
Atualmente muitos negócios vêm surgindo, muita criatividade no mundo empresarial. Novas marcas, novas ideias. Muita inovação na indústria e risco de roubo intelectual.
Mas como evitar que outra empresa tome a sua ideia, sua marca se você ainda não a registrou como sua? Você dedicou tempo, estudo e até dinheiro, no entanto, outro irá se beneficiar.
Basta que esse outro registre como dele a marca que você não registrou. Saiba que não importa o que você diga, quem registra é o verdadeiro detentor da marca ou da patente.
Imagina algo que você levou tempo e muita dedicação para criar e de repente, outro aparece dizendo que você não pode fazer uso. Acredite, isso acontece mais do que você pensa. Para saber como registrar sua marca ou patente, leia este artigo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saiba a diferença entre marcas e patentes
Algumas pessoas não sabem diferenciar o que é marca e o que é patente. Ora, basta você pensar que as marcas são aquilo que diferencia o seu produto e o da concorrência, aquilo que vai destacar na visão dos consumidores.
Já as patentes tratam-se de uma invenção industrial. Algo criado para contribuir com a sociedade. Por exemplo, um produto inovador.
Marca
Os consumidores vão reconhecer sua empresa ao ver sua marca. Isso é feito através de um apelo visual. Ou seja, por meio de um símbolo, logotipo, um slogan, e até um nome da empresa que pode ser diferente daquele registrado na junta comercial.
O nome de marca, assim como estes apelos visuais citados acima, é algo criado para que o consumidor reconheça a empresa através dessa marca e crie um vínculo com a mesma. A empresa ganha mais força e credibilidade no mercado ao ter sua marca registrada.
Patente
A patente é o registro de um produto inovador no mercado, a invenção de um produto industrial. Algo que vai impactar na melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
Ao patentear sua invenção, o autor terá exclusividade na comercialização e fabricação do produto pelo período de 20 anos.
O registro da patente é feito para proteger o invento de roubo, garantindo assim, que o produto seja comercializado pelo criador do produto ou por uma empresa autorizada por ele.
Órgão onde é feito o registro de marcas e patentes
O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) é o órgão governamental que realiza os registros de marcas e patentes. Este órgão está inserido no Ministério da Economia.
Ele executa os processos levados pelos autores, normalmente por empresas especializadas em Registro de Marcas e Patentes, como nós aqui da Up Marcas.
Nós realizamos todos os procedimentos para registrar o nome da sua empresa, para que tudo transcorra sem entraves, evitando indeferimento, que muitas vezes é causado por falta de conhecimento de quem inicia o processo. Daí a necessidade de uma empresa especializada no assunto.
Quer registrar sua marca ou patente? Estamos aqui para lhe ajudar, entre em contato!